A casa TG é antiga. Remonta os anos 1960 quando a república federal do Brasil foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília e os bancos começaram a construir casas para seus funcionários.
A casa TG foi uma das primeiras da quadra construída pelo Banco Central.
A família que alugou a casa há poucos anos não se sentia feliz nela.
A casa apresentava desgastes, infiltrações e outras patologias típicas de casas antigas.
“Chegava em casa e não me sentia bem. Não me senti confortável” — Thais Melo, moradora da casa.
CASA TG
O casal Thais e o Guillaume, moradores da casa, decidiram reformar a casa e o escritório BORA Arquitetos fez o projeto. Nós da Construtora fomos convidados a executar a obra.
A família tinha pressa para se mudar de volta para a casa. Então as intervenções tiveram que ser pontuais. Porém suficientes para transformar a casa em um verdadeiro lar.
Comamos com a etapa de demolição para integrar a casa, ganhar mais espaço, ventilação e iluminação. Trocamos as esquadrias antigas de ferro por nova de alumínio preto com veneziana.
Refizemos toda a parte elétrica da casa e colocamos um quadro no andar superior que antes não tinha.
Na fachada instalamos um revestimento que imita o tijolinho por cima do existente. Ele é bem fininho e tem um acabamento muito bonito.
No interior da casa, com detalhes de pintura e poucos acabamentos, mudamos a cara da casa. Na parede que integra o espaço de leitura e a sala de jantar fizemos um efeito de cimento queimado.
Na cozinha, a transformação foi total. Demolimos a parede que dividia esse ambiente e a sala de jantar e ganhamos espaço para uma bancada livre com assentos.
Na rodabanca da casa TG aplicamos um revestimento decorativo e caixas de tomada também nessas cores para fazer uma composição estética.
A reforma durou pouco mais de 3 meses e, nas palavras da moradora Thais, cada canto ficou com a cara de um morador da casa. O dela é o espaço de leitura.
A sala de estar é o ambiente que une toda a família em momentos de lazer e descanso.